Concurso “O quilo é Nosso” elegerá o melhor restaurante de comida a quilo

Concurso promovido pela Abrasel valoriza restaurantes de comida a quilo e acontece
de 11 a 25 de setembro em todo o Brasil

O Brasil é pioneiro mundial no serviço de comida a quilo em restaurantes. O primeiro estabelecimento a oferecer este tipo de serviço nasceu em Belo Horizonte ainda na década de 1980. Os restaurantes com cobrança a quilo hoje constituem a maior parcela dos estabelecimentos do país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a opção por comida a quilo responde, de modo crescente, pela “alimentação fora do domicílio”, que consome 25% da renda das famílias brasileiras.

Pensando nisso, a Abrasel idealizou o Concurso  “O Quilo é Nosso –Saudável e natural do Brasil”, cujo objetivo é resgatar este orgulho e valorizar o restaurante a quilo, tão usufruído diariamente por milhões de brasileiros. Será um concurso em que os restaurantes inscreverão pratos especialmente desenvolvidos para a ocasião, a fim de evidenciar a gastronomia e a tipologia de serviço a quilo. Serão eleitos e premiados os três melhores restaurantes de comida a quilo de cada cidade e as melhores receitas de cada estado e do país.

O concurso tem o respaldo da revista Prazeres da Mesa. Em Minas Gerais serão 30 estabelecimentos participantes, sendo 29 em Belo Horizonte e um em  Uberlândia.

Na primeira fase, nas cidades, o concurso acontecerá por meio de voto popular. Os clientes serão motivados pela equipe de colaboradores do estabelecimento para acessar o site  (www.oquiloenosso.com.) e votar. Serão avaliados itens como limpeza do estabelecimento, qualidade geral do buffet, atendimento, receita e ambiente. As fases seguintes, estaduais e nacional, terão a avaliação das receitas feitas por um júri técnico.

De acordo com Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel Nacional, a e estimativa  é que, ao todo, mais de 300 restaurantes em diversas cidades participem do O Quilo é Nosso. Para o presidente da Abrasel em Minas Gerais, Ricardo Rodrigues, a possibilidade de incremento de vendas, a oportunidade de participar – e vencer – um concurso de abrangência nacional  são alguns dos benefícios que os empresários deste segmento ganham.

Os vencedores, municipais, estaduais e nacional serão premiados. Ao consumidor final, há o benefício oferecido do prato especial durante todo o tempo vigente do concurso, além de promoções desenvolvidas pelos estabelecimentos participantes.

Etapas da eleição

A eleição dos melhores restaurantes participantes será realizada em três etapas:

Etapa 1Eleição do melhor restaurante da cidade por voto popular: Os três restaurantes finalistas de cada cidade serão eleitos por voto popular computados por meio de ferramenta digital, no período compreendido entre 00:00 do dia 11/09/17 e 22:00 do dia 25/09/17. Nesta etapa serão cinco critérios de avaliação do restaurante com atribuição de notas de 1 a 5 para: limpeza, ambiente, atendimento, qualidade do bufê e a receita participante do concurso. Na apuração dos votos populares, a nota atribuída para a receita participante do concurso terá o peso dobrado.

Etapa 2Eleição da melhor receita do estado por júri técnico: As receitas dos pratos dos três restaurantes finalistas de cada cidade, definidos na etapa 1, serão avaliadas por um júri de especialistas indicado pela promotora que elegerá o melhor restaurante a quilo de cada estado. As receitas serão analisadas de acordo com o preenchimento dos formulários de adesão enviados às seccionais/regionais da Abrasel.

Etapa 3Eleição da melhor receita do país por júri técnico: As receitas dos pratos dos restaurantes finalistas de cada estado definidos na etapa 2 serão reavaliadas pelo júri de especialistas indicado pela promotora que elegerá o melhor restaurante a quilo do Brasil. As receitas serão analisadas de acordo com o preenchimento dos formulários de adesão enviados às seccionais/regionais da Abrasel.

Premiação

Os três restaurantes de cada cidade eleitos pelo voto popular terão como premiação:

· Placa de finalista municipal;

· Divulgação na matéria da revista Prazeres da Mesa;

· Divulgação no portal Prazeres da Mesa;

· Divulgação nas redes sociais Prazeres da Mesa;

· 02 (dois) ingressos para a programação técnica do Congresso Nacional da Abrasel realizado em Brasília em agosto de 2018 (não inclui transporte, hospedagem, alimentação e outras despesas. Ingressos pessoais e intransferíveis).

· Divulgação no site da Abrasel;

· Divulgação nas redes sociais da Abrasel;

· Divulgação por meio da assessoria de imprensa local.

Os restaurantes de cada estado eleitos pelo júri técnico terão como premiação:

  • Placa de vencedor estadual;
  • Divulgação na matéria da revista Prazeres da Mesa;
  • Divulgação no portal Prazeres da Mesa;
  • Divulgação nas redes sociais Prazeres da Mesa;
  • Citação na matéria especial da revista Bares & Restaurantes (circulação nacional);

· Citação em matéria especial na revista Prazeres da Mesa (circulação nacional);

· 02 (dois) ingressos para o Mesa ao Vivo Brasília + Vinum Brasilis que acontecem   paralelamente ao Congresso Nacional da Abrasel realizado em Brasília em agosto de 2018 (não inclui transporte, hospedagem, alimentação e outras despesas. Ingressos pessoais e intransferíveis).

· Divulgação por meio da assessoria de imprensa local.

O restaurante nacional eleito pelo júri técnico terá como premiação:

  • Placa de vencedor nacional;
  • Divulgação na matéria da revista Prazeres da Mesa;
  • Divulgação no portal Prazeres da Mesa;
  • Divulgação nas redes sociais Prazeres da Mesa;
  • Matéria exclusiva sobre o estabelecimento na revista Bares & Restaurantes (circulação nacional);
  • 02 (dois) ingressos para o Fórum Gestão à Mesa na programação da Semana da Alimentação Fora do Lar em junho de 2018 (não inclui transporte, alimentação e outras despesas. Ingressos pessoais e intransferíveis).

· Duas diárias de hospedagem em apartamento duplo em hotel a ser indicado pela promotora na cidade de São Paulo no período de realização do Fórum Gestão à Mesa em junho de 2018 (não inclui transporte, alimentação e outras despesas. Prêmios pessoais e intransferíveis).

A Abrasel já realiza anualmente os festivais Brasil Sabor, para restaurantes, e o Bar em Bar, para bares, além da Semana da Criança Abrasel que acontece em outubro.

Serviço

O Quilo é Nosso

11 a 25 de Setembro de 2017 em todo o Brasil

Informações pelo site www.oquiloenosso.com