O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vem, nos últimos anos, desenvolvendo diversas ações para fortalecer a cadeia produtiva do pescado no estado. Uma das iniciativas é a inserção de Minas Gerais no calendário nacional da Semana do Peixe.

A Semana do Peixe é um evento de abrangência nacional, criado em 2004, que visa ações e esforços da cadeia produtiva de peixes e frutos do mar no Brasil para estimular o consumo de pescado no país, tais como: campanhas promocionais no varejo e food service, eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de materiais promocionais junto ao consumidor final, material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar seu peixe etc) circulação das ações na grande mídia, entre outras.

Para essa décima quarta edição o Governo de Minas Gerais pretende ampliar as ações já realizadas envolvendo mais órgãos de governo e ampliando as parcerias com os segmentos envolvidos em toda a cadeia produtiva do pescado, sendo esta uma ação já incorporada ao Programa Mais Gastronomia que tem como objetivo promover a gastronomia como setor estratégico para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

A Abrasel, entidade que contribui diretamente com o Programa Mais Gastronomia irá participar no apoio às iniciativas que serão realizadas no período de 1º a 15 de setembro, dentre elas com a participação de Chefs dos restaurantes associados Abrasel que prepararão pratos com pescado na cozinha do Mercado Central.