Feira de inovações na área da gastronomia acontece no campus Guajajaras da Una no dia 27 de junho, das 17h às 21h

 

Mostrar na prática o que aprenderam em sala de aula. Essa é a ideia principal da quarta edição do GastroUna. Aberta ao público, a mostra é voltada ao empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. “Não basta o aluno entregar um plano de negócio é necessário concretizar, colocar literalmente a mão na massa. Nossos alunos trabalham de forma interdisciplinar. Além dos conhecimentos técnicos obtidos, eles estudam diversas áreas para montar os empreendimentos gastronômicos como marketing, logística, gestão e administração”, explica a idealizadora do projeto, professora Rosilene Campolina.

Sob a avaliação de jurados especialistas tanto da área acadêmica, quanto profissionais do mercado, grupos de alunos do curso de Gastronomia apresentarão pratos inovadores e produtos inspirados na sustentabilidade e inovação, desenvolvidos ao longo do semestre. Além dos jurados o público também poderá eleger o “Melhor Prato” e o “Melhor Empreendimento”, através de um totem que estará na entrada do evento. Os vencedores serão premiados com um almoço no Restaurante Dona Lucinha, com participação na Feira APROXIMA e na 12ª Una Trendsetters, no Mineirão.

Além dos deliciosos pratos, a feira contará ainda com DJ e sorteio de brindes, como kits de flor de sal Cimsal, sucos Prats e café Segafredo, produtos Sabarabuçu de Jabuticaba e acessórios da Avec Le Chef, uma linda dólmã (jaleco de chef) da Multiform. O Projeto LEIA – Laboratório Ecossistêmico Interdisciplinar de Aprendizagem com a Be Green em parceria com a Segafredo Cafés proporcionará ao público além do cafezinho-cortesia a chance de plantar as mudas de ervas e hortaliças que será presenteado. Após degustar a bebida o participante poderá guardar o copinho e levar e cultivar.

Segundo Rosilene, o evento é uma ótima oportunidade para os alunos mostrarem seus potenciais técnicos e a capacidade de empreendedorismo. “Com os trabalhos apresentados os gastrólogos podem divulgar suas ideias para a comunidade, e isso pode gerar diversos negócios e networking. Inclusive vários empresários do setor estarão de olho em tudo”.

Como exemplo e experiência exitosa no GastroUna, o empreendimento “Bomcaldim” é um case de sucesso. Com a proposta de criar caldos diferenciados pautados na sustentabilidade, o grupo já foi contratado para trabalhar no evento da Una recebendo clientes e professores e também no Gastrotec no projeto piloto da startup Foozi. Já o “Roça Grande”, que oferece produtos da roça e cozinha de fazenda, registrou sua marca e já está abrindo a loja física, enquanto o “Sabores de Minas” se consagra com a empresa registrada e entrega por delivery. Outros grupos como “Estação do Sabor”, “Pão de Q”, “Sô Sapore”, “Tremmaki” e “Vero Polpetteria” também estarão mostrando seus talentos e dando a cara no mercado.

Segundo o coordenador do curso de gastronomia Edson Puiati, no evento o setor gastronômico estará fortemente representado pela Abrasel, Belotur e Frente da Gastronomia Mineira. O GastroUna também contará com a presença de convidados especiais, profissionais do trade gastronômico, turístico e hoteleiro, além do segmento de empreendedorismo, administração, jornalismo e gestão de negócios.

ExpoUna

Durante três dias, de 28 a 30 de junho, familiares, amigos e a comunidade em geral terão a oportunidade de conhecer o que é produzido pelos universitários, sob orientação dos professores. São mais de dois mil projetos interdisciplinares, de diversas áreas do conhecimento, que vão muito além das fronteiras do campus, beneficiando a sociedade com novos estudos, sendo uma oportunidade também para gerar negócios e estreitar a relação do meio acadêmico com o mundo do trabalho. As unidades da Una em Belo Horizonte, Betim, Catalão, Contagem e Uberlândia se transformarão para receber o evento.

 

 

GastroUna

Datas: 27 de junho (terça-feira)

Horários: das 17h às 21h

Entrada: Gratuita

Local: Campus Guajajaras

Inscrição: Rua dos Guajajaras, 175, Centro - Belo Horizonte/MG